‘RORAIMA JOVEM’
Estudantes e autoridades debatem políticas para juventude em audiência pública na ALE-RR

Audiência pública teve grande participação de estudantes e gestores públicos do Estado

A Assembleia Legislativa (ALE-RR) promoveu, nesta quarta-feira (7), a audiência pública intitulada “Roraima Jovem”, evento que debateu políticas para a juventude roraimense, bem como apresentou o projeto de lei que irá institucionalizar o mês da juventude no Estado.

A solenidade ocorreu no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas e teve grande participação popular, com a presença de estudantes e autoridades públicas, a exemplo de representantes das secretarias de Educação (Seed) e dos Povos Indígenas (Sepi), universidades federal (UFRR) e estadual (UERR), Instituto Federal de Roraima (IFRR) e Defensoria Pública do Estado (DPE-RR).

A proposição debatida no evento foi elaborada em parceria com o Conselho Estadual de Políticas Públicas para a Juventude do Estado (Conjur). O presidente do órgão, Mikael Filipp, reforçou que o projeto de lei pretende alavancar políticas para juventude e refletir sobre a necessidade dos jovens para a sociedade.

Mikael Filipp é presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas para a Juventude do Estado (Conjur)

“Este projeto visa atender às necessidades específicas da juventude roraimense, preparando-a para enfrentar os desafios contemporâneos e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Roraima. Pela proposta, serão realizadas atividades em áreas como educação, cultura, esportes, lazer, meio ambiente e sustentabilidade. A formação de uma juventude proativa e consciente é essencial para superar práticas antigas e prejudiciais”, discursou o presidente do conselho.

O evento foi idealizado pelo presidente da Comissão de Cultura e Juventude da ALE-RR, deputado Lucas Souza (PL), que também é autor do projeto de lei “Roraima Jovem”. O parlamentar destacou que a audiência foi essencial para envolver a juventude do Estado no exercício da cidadania.

Deputado Lucas Souza preside a Comissão de Cultura e Juventude da ALE-RR

“Este foi um convite a todos os jovens roraimenses, tanto da sociedade civil organizada quanto estudantes e cidadãos, que reconhecem a importância de exercer uma cidadania ativa. Seja nas escolas, nas salas de aula, no ambiente familiar ou entre amigos, cada momento da nossa vida é uma oportunidade para praticar a cidadania. Além disso, o evento contribuiu para que eles saíssem conscientes de todos os direitos, ou pelo menos grande parte deles, que um jovem tem em nível de leis federais e estaduais”, pontuou o deputado.

O coordenador estadual de Juventude, Jander Brito, foi um dos representantes do Poder Executivo no evento. Ele ressaltou que a proposição legislativa amplamente debatida é uma vitória para a classe juvenil.

Jander Brito, coordenador estadual de Juventude: ‘Projeto de lei é um marco importante para a política estadual de juventude’

“Isso é um marco importante para a política estadual de juventude. Mostra que precisamos de mais investimentos para apoiar os jovens de Roraima, o Estado que é o mais jovem da federação. A nova lei propõe diversas ações, programas e atividades em prol da juventude no mês de agosto”, ponderou o coordenador.

Representatividade

O evento da ALE-RR teve a participação de representantes de diversos segmentos da juventude roraimense. É o caso do presidente da Associação dos Estudantes de Roraima (Assoer), Arlisson Nascimento, que ficou bastante satisfeito com a proposta do Legislativo.

Arlisson Nascimento, presidente da Assoer, destacou que PL é um modelo para todo o país

“Este é um momento histórico para a juventude. São políticas voltadas para nós, e só temos a agradecer por esse projeto. Acreditamos que ele, especialmente após a pandemia, vai enaltecer a juventude, colaborar para uma educação de qualidade e fortalecer o movimento estudantil, não só em nosso Estado, mas como modelo para todo o país”, enfatizou Arlisson.

Outra participante é Lilith Cairu, conselheira estadual da juventude da população LGBT+. Mulher trans. Ela usou da própria vivência para reivindicar direitos.

Lilith Cairu é conselheira da juventude da população LGBT+ em Roraima

“É interessante pensar que Roraima é um dos estados mais jovens do país, com uma grande população LGBT+. Muitos desses jovens enfrentam exclusão no mercado de trabalho e na educação. Por isso, é importante que esses projetos e políticas públicas também alcancem a juventude dessa parcela da população, minimizando a exclusão social”, disse a conselheira.

Jéssica Barbosa representou a Organização dos Indígenas da Cidade (Odic) no evento

Já para a representante jovem da Organização dos Indígenas da Cidade (Odic), Jéssica Barbosa, o debate ajudará também os povos originários. “A nossa associação é muito importante para a sociedade, pois luta pelos direitos dos indígenas na cidade, garantindo que possam viver e estudar com dignidade. E essa discussão foi bastante importante, porque ela vai trazer diversos benefícios para os indígenas”, afirmou.

O projeto

No encerramento do evento, líderes juvenis e autoridades públicas assinaram o projeto de lei “Roraima Jovem”, proposição que objetiva criar o mês da juventude no Estado. O período engloba o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, e o Dia Internacional da Juventude, em 12 de agosto.

Durante o mês, diversas atividades serão promovidas para incentivar os jovens em temas como comunicação, cultura, esporte, lazer, geração de renda, ciência e tecnologia, meio ambiente, clima e sustentabilidade.

A iniciativa busca conscientizar a juventude sobre seu papel cidadão e sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A programação incluirá eventos e projetos que incentivem a participação ativa dos jovens na vida comunitária e no desenvolvimento sustentável de Roraima.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima